.mais sobre nós

http://invictus-criativos.hi5.com

.citação

"Orgulhosamente invicta e tripeira, aí está a emblemática cidade do Porto."

Site das Pousadas da Juventude

.foto

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

.a cidade em música

.Setembro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.tags

. todas as tags

.posts recentes

. Red Bull Air Race, primei...

. Da Televisão para a Expos...

. Pousada da Juventude do P...

. Bike Tour Porto

. Final do Ano Lectivo

.arquivos

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

.pesquisa

 
blogs SAPO

.subscrever feeds

Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2008

Desafio do CCC

Tal como o que foi proposto pelo “Concurso Cidades Criativas” o nosso trabalho visa desenvolver uma reflexão crítica da Cidade do Porto, apresentando os seus pontos fortes, bem como propor melhoramentos inovadores para os seus pontos fracos, com o intuito de requalificar e valorizar a nossa cidade.

 

O desenvolvimento do nosso projecto implicou a escolha de um percurso que irá ser realizados de sete maneiras diferentes para que possa ser comparado e contrastado de várias perspectivas.

  • A pé
  • De carro
  • De transportes públicos
  • De bicicleta
  • De cadeira de rodas
  • Para um cego
  • Para um turista

Assim, durante a primeira fase do nosso trabalho fizemos alguns inquéritos, entrevistas e testamos o nosso percurso, o que fez com que notássemos que na nossa cidade faltam iniciativas quer culturais, sociais, educativas, ligadas à saúde ou à zona histórica da cidade que envolvam tanto os portuenses e turistas.

Aliado a isto encontramos problemas ligados com a mobilidade.

 

Para a segunda etapa do trabalho temos agendadas mais entrevistas que visam a busca de colaboração e execução do nosso projecto e ainda a filmagens dos percursos. Achamos que a vivência das dificuldades nos dará uma percepção maior daquilo que as diferentes pessoas têm de enfrentar diariamente e, assim, as melhorias criativas que queremos propor serão realmente eficazes e tornarão a qualidade de vida dos portuenses superior.

 

Paralelamente ao desenvolvimento do nosso projecto, o contacto com a sociedade foi sempre uma prioridade do nosso grupo. O inquérito permanente do blogue e os inquéritos feito na rua dão-nos a conhecer a opinião de um determinado grupo alvo face a um assunto e, com estes resultados, tentamos direccionar o nosso trabalho.

A divulgação do nosso blogue foi feita em edifícios públicos, em escolas e faculdades e em algumas instituições e, com o blogue e avaliação dos comentários feitos, temos uma ideia do que se passa com o publico cibernauta. O Colóquio Fotográfico também nos deu projecção e com eles tivemos um contacto muito próximo com os principais apoiantes do projecto.

A médio e curto prazo temos agendada uma exposição com trabalhos ligados à nossa cidade e uma tarde desportiva, onde estará presente o desporto adaptado para cegos, entre outras iniciativas.   

 

Como para produtos finais idealizamos ter um livro impresso a negro, em Braille e no formato de áudio-livro e ainda um CD com as filmagens realizadas para complementar aqueles que foram pedidos pelo CCC (relatório e poster), o orçamento do trabalho foi bastante elevado, o que nos levou a fazer várias angariações de fundos como rifas, uma feira do livro usado e nas iniciativas propostas organizamos um pequeno bar.

 

Neste momento já temos parcerias com a ACAPO do Porto, a Texto Editora, o Cambridge School, o restaurante Capa Negra e a Junta do Bonfim.

 

O trabalho encontra-se mais ou menos no meio do seu desenvolvimento e todos as actividades que são organizadas por nós ou desafios lançados pelo CCC enriquecem-nos muito.

 

Em suma, este trabalho já exigiu muito de nós, mas trabalhando como uma verdadeira equipa, tudo pode ser realizado.

publicado por Invictus às 17:36

link do post | comentar | favorito
|
4 comentários:
De Manuel Santos a 18 de Fevereiro de 2008 às 14:20
Parabéns!
Isto é o que se chama o verdadeiro Trabalho de Projecto. Parabéns ao grupo e à Professora Lourdes a quem desejo rápidas melhoras!
Bibó Puorto!
De ilda dias a 17 de Fevereiro de 2008 às 21:47
O vosso trabalho é magnifico. Tendes conseguido ir à conversa com entidades que muito poderão contribuir para valorizar, dignificar e dar cunho á vontade de todos os portuenses. Essa vontade passa naturalmente por olhar atentamente e ver o que se passa nos centros históricos de outras cidades onde impera o asseio e a beleza é realçada comparativamente com o nosso Porto cujas potencialidades estão caindo na vertical. Fazei força para tentar ressuscitar e engrandecer a nossa terra.
De Nelson a 17 de Fevereiro de 2008 às 14:10
Viva, o trabalho desenvolvido até à data por vocês, é muito bom, deu para perceber um bocadinho mais sobre o funcionamento e vida da cidade do Porto.

Espero que o restante trabalho a desenvolver seja tão bom o melhor do que já foi feito até à data.

Felicidades.
De Sérgio Paulino a 17 de Fevereiro de 2008 às 04:30
Como já disse anteriormente acho o projecto interessante. Não sei quanto tempo vocês dedicam-se a este projecto. Mas gostarei (e espero ansiosamente) pelos frutos surtidos deste projecto.
Não sei os apoios que podem ter. A câmara dificilmente vos dará o apoio que vocês desejariam.

Mas já procuraram gráficas para tentarem reduzir o orçamento do vosso áudio-livro?

E outras empresas?

Mesmo assim, fico à espera principalmente dos vossos vídeos dos percursos pela cidade do Porto.
E depois? O que pensam fazer com eles?

Continuação de um bom projecto.

SP

Comentar post

Mississippi Jones Act

.sabia que...

desde 18 de Abril o Porto passou a ter um Código Regulamentar do Município?

.dá a tua opinião

Qual a melhor forma de divulgar uma noticia no Porto?
Jornais
Radio
Revistas
Passa-palavra
Outdoors
Televisao

.sugestão cultural

Galeria Internacional do Cartoon

Museu Nacional da Imprensa

.links