.mais sobre nós

http://invictus-criativos.hi5.com

.citação

"Orgulhosamente invicta e tripeira, aí está a emblemática cidade do Porto."

Site das Pousadas da Juventude

.Setembro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.tags

. todas as tags

.posts recentes

. Red Bull Air Race, primei...

. Da Televisão para a Expos...

. Pousada da Juventude do P...

. Bike Tour Porto

. Final do Ano Lectivo

.arquivos

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

.pesquisa

 
blogs SAPO

.subscrever feeds

Terça-feira, 6 de Maio de 2008

Reflexão - Sensibilização

Uma população sensibilizada é sempre uma mais valia para qualquer cidade, daí que a sensibilização seja uma das apostas do nosso projecto.

 

Tornar as pessoas conscientes e responsáveis daquilo que as rodeia faz com que realmente valorizem e preservem aquilo que têm.

        

O apadrinhamento de um metro quadrado do Porto vai ao encontro da responsabilidade que queremos atribuir a cada portuense. Apadrinhar, por exemplo, um metro quadrado de um jardim, de um baloiço num parque infantil, de um candeeiro numa rua ou de uma fonte, implicaria um sentido de posse e responsabilidade, e tinha como objectivo diminuir o vandalismo e o desinteresse da população pelos espaços comuns da sua cidade.

Para a concretização desta medida, seria mesmo necessária a ajuda da Câmara Municipal do Porto e talvez uma parceria com as escolas da cidade.

        

Ligado também às escolas propomos que haja um aproveitamento das aulas de Formação Cívica, para que os alunos aprendam a lidar com problemas de mobilidade reduzida – com a população instruída, os tabus tendem a desaparecer.

Assim, era importante que os alunos tivessem aulas de técnica de bengala, em parceria com a ACAPO; noções de Braille e de Linguagem Gestual; realização de percursos, dentro e fora da escola, em cadeira de rodas, em parceria com o Serviço Nacional de Saúde; introdução de noções políticas e realizações de debates, tendo as Juntas de Freguesia um papel muito importante.

 

Como o conceito ESCOLA não deve remeter apenas para estudo de disciplinas, as escolas também se deveriam comprometer com a realização de semanas de mostras, para que os pais e outros cidadãos tenham uma maior ligação com os jovens e fiquem com uma percepção mais realista do sistema educativo.

 

No mundo do trabalho, também deveriam ser feitas as sensibilizações ligadas aos cegos e aos cidadãos com mobilidade reduzida.

Além disto, apresentar propostas às empresas no sentido de contratar estas pessoas, faria com que os outros funcionários tomassem consciência sobre a organização do local de trabalho para um cego ou a para um utilizador de cadeira de rodas e, juntamente com as direcções, tomar medidas para suprimir eventuais obstáculos ou barreiras arquitectónicas.

 

Pela natureza das melhorias propostas, estas podem ser aplicadas a nível nacional, formando no nosso país uma sociedade mais responsável e onde a mobilidade esteja ao alcance de todos.

publicado por Invictus às 23:15

link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De José Eduardo a 7 de Maio de 2008 às 13:06
( PS: E obrigado por continuarem a visitar o Portus Cale. Serão sempre bemvindos :) )

Comentar post

.sabia que...

desde 18 de Abril o Porto passou a ter um Código Regulamentar do Município?

.sugestão cultural

Galeria Internacional do Cartoon

Museu Nacional da Imprensa

.links