Site das Pousadas da Juventude
. Red Bull Air Race, primei...
. Da Televisão para a Expos...
. Pousada da Juventude do P...
Lançado o desafio no Colóquio Fotográfico, cada elemento do nosso grupo tirou uma fotografia a uma zona do Porto, à escolha, usando a técnica de Pin-Hole.
Assim, é feito um pequeno orifício numa caixa, onde a luz é captada e que vai fazer com que a imagem seja projectada para a parede oposta ao orifício, onde se encontra o nosso papel fotográfico.
Para produzir uma imagem razoavelmente nítida, a abertura tem que ser um furo pequeno na ordem das 0,02 polegadas (0,5 mm) ou menos, daí que as câmaras requeiram um tempo maior de exposição do que as câmaras convencionais; os tempos de exposição podem ir de 5 segundos a muitas horas.
Para este desafio se tornar real tivemos a ajuda do Prof. Manuel Araújo e da sua turma da Escola Artística e Profissional Árvore.
--------
A zona do Porto que escolhi foi a frente ribeirinha da cidade, precisando para isso de ir até Gaia para ter a melhor visão possível.
Para mim, esta zona continua a ser o postal de boas vindas da cidade e, mesmo sendo habitante dela, continua a fascinar-me.
Uma vista sobre o Rio Douro, algumas das pontes que o enfeitam e um casario sem fim, onde se vão destacando a Torre dos Clérigos, a Muralha Fernandina ou o Pavilhão Rosa Mota como ícones, são sempre um alento para ver a nossa cidade com bons olhos.
Às vezes, mudar de perspectiva pode-nos mostrar coisas que até lá, por distracção, íamos desprezando.
Este ano foi um ano de descoberta da cidade, de a ver de muitas maneiras, mas no final sinto que valeu a pena, foi uma mais valia para a minha vida, cresci, ganhei novas competências e consegui obter conhecimentos que sei que vão permanecer.
Museu Nacional da Imprensa
. Blogs sobre a cidade do Porto
. Desporto
. Economia
. BPI
. Educação
. Entidades Municipais
. Links relacionados com o concurso
. ACAPO
. Media
. RTP
. SIC
. TVI
. Museus e Locais de Interesse
. Museu Nacional de Soares dos Reis
. Transportes Públicos